
GUSTAVO DRUMMOND - LYRIC VÍDEO OFICIAL
Posso dizer que esse projeto "começou" há mais de 20 anos, quando conheci a banda Diesel no começo dos anos 2000. Escutar aquele primeiro (e único) álbum do Diesel foi como me deparar com uma explosão de energia vinda apenas de um álbum e essa energia se mostra viva até hoje - no show Diesel Reunion que celebrou os 25 anos desse primeiro álbum (que showzaço!).
Os anos passaram, mas minha admiração pelo Diesel/Udora/Oceania sempre se mantiveram de pé. Quando decidi criar um projeto de Lyric Video para agregar na ampliação do meu portifólio - designer gráfico para (também) motion designer - resolvi procurar o Gustavo Drummond nas redes sociais e propôr algo.
Alguns minutos depois de lhe enviar a mensagem no direct do instagram, recebi a resposta dele já topando participar do projeto. Com toda sua gentileza, que nesse momento já comecei a conhecer, o Gustavo logo trouxe algumas ideias de músicas que poderíamos trabalhar.
Para minha sorte, essa nossa conversa aconteceu no momento em que ele estava gravando o álbum Azul Blue, de sua carreira solo, que seria um projeto bem diferente de tudo que ele já havia feito como músico - era um álbum todo em português, com muito violão e diferentes abordagens sonoras, mais acústico e puxando para referências de mpb.
SHOTS














CONCEITO DO VÍDEO
O conceito escolhido para direcionar a fotografia e animação do Lyric Vídeo foi além dos significados da música Espaço-Tempo, que aborda a ideia de amores perdidos e etc.
Decidimos trazer a questão do Espaço-Tempo também como conceito em relação à própria carreira do Gustavo, que nesse álbum explorou antigas referências de mpb e artistas internacionais das décadas de 70 e 80, que passaram pela vida dele e a marcaram.
Simbolicamente, usamos o movimento dos ponteiros de um relógio para orientar a movimentação da câmera girando em torno do Gustavo, que estaria no centro desse relógio imaginário.
Dessa forma teríamos o “tempo passando”, mesmo que conceitualmente e sem precisar trazer grafismos ou quaisquer coisas literais em torno do objeto relógio.
Os diferentes tipos de enquadramentos ajudaram o vídeo a ficar mais dinâmico, dando a sensação de um passar de tempo rápido, do qual não temos controle e que às vezes nem percebemos o quão veloz é.

MAKING OF
A base para o Lyric Vídeo precisava ser um live action que tivesse conexão com o conceito geral. Para isso, o projeto contou com a participação de Davidson Mainart, que já acompanhou o Gustavo em diversos outros clipes.
Rapidamente ele captou a ideia e trouxe elementos para o live action em que ainda não tínhamos pensado. Essas filmagens foram feitas no Espaço Vão, uma locação perfeita para executar as ideias que tínhamos em mente.
Com as filmagens prontas, era hora de partir para a etapa do Motion, que teve início bem longe do pc. Utilizando o conceito de cartas que eram usadas em épocas passadas e fazendo referência aos tais amores perdidos da letra de Espaço-Tempo, utilizei minha própria caligrafia como base.
Em posse de um pincel grosso e papeis gigantes, escrevi a letra de Espaço-Tempo e digitalizei, para posteriormente separar cada palavra e criar as animações.







MOTION TRACK
A técnica do motion track foi usada em alguns momentos do vídeo para criar a sensação de que as palavras pertenciam ao mesmo ambiente em que o Gustavo estava, de que essas letras eram “reais”.



CRÉDITOS
Motion Design, Direção de Arte e Roteiro: Wander Aquino
Filmagem e Edição: Davidson Mainart @davidsonmainart.filmmaker
Maquiadora: Alice Austríaco